Destaques

F.R.I.E.N.D.S (8° Temporada, 2001-2002) - Crítica


F.R.I.E.N.D.S (8° Temporada, 2001-2002)
.
SINOPSE: Seis amigos enfrentam a vida e os amores em Nova York, passando o tempo livre na cafeteria Central Perk. Maratona de críticas por temporada!
.
CRÍTICA COM SPOILERS: É impressionante a regularidade e a capacidade de reinvenção dos roteiristas de "Friends", ao nível de conseguirem fazer a série ganhar um Emmy em sua 8ª temporada. Não que esse seja seu auge, pelo contrário, há muitas escolhas controversas, dentre outros problemas de enrolação, mas no mínimo os riscos corridos garantiram um respiro diferente, não episódico e bastante reflexivo nas dualidades dramáticas.
.
O início é fortíssimo pela baita curiosidade deixada no gancho anterior de descobrir quem é o pai da criança de Rachel, algo bem óbvio na verdade, mas que é destrinchado nos momentos certos, para ambos os tons. No drama, é interessante colocar a paternidade de Ross em conflito com sua dor íntima pelo passado com Rachel, especialmente quando Joey aparece como um novo elemento para formar um triângulo amoroso estranho no princípio, mas que serve ao propósito da complexidade do arco.
.
Na comédia gera dois dos melhores episódios da série: “Aquele da Videotape”, que consegue contornar um possível drama passível de vários capítulos, onde Rachel descobre que Ross gravou o sexo que a deixou grávida, em uma virada cômica fantástica com a piada da “Europa” do Joey; “Aquele do Boato”, trazendo a melhor participação especial da série com Brad Pitt afiadíssimo no humor, causando um conflito maduro e engraçado ao lidar com o passado entre eles.
.
O problema é que a forma como essa paixão do Joey é introduzida, sendo um pouco fetichista na possibilidade do casal, o que não é coerente. Afinal, "Ross & Rachel" já é algo estabelecido desde o piloto, não faria sentido ao final mudar isso pela quebra de expectativa barata. Então, a corajosa decisão de estabelecer um conflito daí se torna um arco irregular, com momentos íntimos entre os três muito bons e outros novelescos. Há quem diga que foi uma forma de a série se estender mais, mas digo que aqui, conseguiu suprir uma necessidade de forma satisfatória.
.
Nota: 🌟🌟🌟🌟
Por: @criticascomijpl
Disponível Netflix 🍿

Nenhum comentário