Destaques

Festival Internacional Pequeno Cineasta (FIPC)


De 3 a 20 de outubro, acontece no Rio, a 8ª edição do Festival Internacional Pequeno Cineasta (FIPC), que traz um panorama de filmes produzidos no mundo inteiro por crianças e jovens entre 8 e 17 anos. Essa edição vai contar com 100 curtas do Brasil e mais 19 países, exibidos em três locais da cidade: Instituto Cervantes, em Botafogo; no Museu do Meio Ambiente, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro; e na Arena Dicró, na Penha. Programação inteiramente gratuita. Especialmente no dia das crianças, será exibido o filme “D.P.A. 2 – O Mistério Italiano”, com a presença da atriz Nicole Orsini (a Berenice). A programação conta ainda com uma sessão de pré-estreia de dois episódios da série Bugados, nova sitcom do Canal Gloob (patrocinador), que entra no ar dia 21 de outubro.

A mostra competitiva conta com 40 produções que vão concorrer nas categorias nacional e internacional (criança e jovem). Fora da competição, as novidades são as mostras “Integração” e “Transformação”, criadas para dar destaque aos filmes que tratam sobre problemas recorrentes em nossa sociedade, porém, cada vez mais presentes na infância e adolescência.

Além da exibição de filmes, o festival promove inúmeras atividades extras como a “Mesa Redondinha”, onde o público poderá acompanhar jovens do Brasil e da Itália trocando experiências sobre o processo de realização de seus filmes através de videoconferência. Após a exibição, os alunos debatem sobre as obras e abrem perguntas para a plateia com mediação do professor Girolamo Macina (media educator, roteirista e videomaker) e de Pablo Talavera (coordenador do projeto “Aprendiz de Cinema da Escola Carlitos”, SP).

Tem ainda as oficinas gratuitas voltadas para crianças e jovens. Na “Oficina Claquete”,  os alunos vão conhecer os conceitos básicos da linguagem cinematográfica e as principais funções de uma equipe de cinema. Já na “Oficina de Animação Ambiental”, os alunos vão aprender a técnica de animação stop motion usando diversos materiais disponíveis na natureza.

Nenhum comentário