Destaques

DOC PERNAMBUCANO ‘CASA’ É O LONGA NACIONAL VENCEDOR DO 26º FESTIVAL DE CINEMA DE VITÓRIA

]
Vitória, ES - O Festival de Cinema de Vitória acaba de anunciar, em cerimônia no tradicional Teatro Glória (Centro Cultural Sesc Glória), os filmes vencedores de sua 26ª edição. Na competição nacional de longas, o troféu Vitória de Melhor Filme foi para o documentário Casa, de Letícia Simões. A produção revela a relação entre mãe e filha e, na construção dos espaços de afeto entre essas mulheres, questiona o que é sanidade, memória, solidão e família.

O cineasta paraibano Bertrand Lira ganhou os prêmios de Melhor Direção e Melhor Roteiro pela ficção O seu amor de volta e o cearense Pacarrete, de Allan Deberton, venceu na categoria Interpretação, pela atuação do núcleo de atrizes Marcélia Cartaxo, Soia Lira e Zezita Matos. O documentário gaúcho Mirante, de Rodrigo John, levou o troféu Vitória na categoria Contribuição Artística. (veja abaixo a lista completa com os vencedores de todas as mostras) 

Antes da premiação, o público assistiu ao curta-metragem de suspense Uma faca só lâmina, produzido, filmado e finalizado pelos alunos da oficina ministrada durante o festival pelo cineasta Luiz Carlos Lacerda, o Bigode. As atrizes Marcelia Cartaxo, Vera Fischer e Rita Cadillac fizeram participações especiais.

O festival homenageou a atriz Vera Fischer, que recebeu o troféu Vitória e os aplausos do público por sua contribuição ao audiovisual. E também a escritora e pesquisadora capixaba Bernadette Lyra  por sua relação com a literatura e cinema nacional.

Nenhum comentário