Destaques

Abertas inscrições para o Festival Internacional Pequeno Cineasta



FESTIVAL INTERNACIONAL PEQUENO CINEASTA ABRE INSCRIÇÕES EM MARÇO
Crianças e jovens do mundo inteiro estão convidados a participar da mostra competitiva que acontece no Rio, em outubro.
A partir do dia 25 de março, quem quiser participar da 8ª edição do Festival Internacional Pequeno Cineasta (FIPC) já pode enviar seus curtas para a seleção. Criado em 2010, pela atriz e produtora Daniela Gracindo, o FIPC apresenta um panorama da produção audiovisual infantojuvenil do Brasil e do mundo. A inscrição é gratuita e pode ser feita até 20 de maio no site: www.pequenocineasta.com.br. Os filmes selecionados serão exibidos em outubro, com entrada franca, na sala de cinema do Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro (CCBB). O 8º Festival Internacional Pequeno Cineasta conta com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio De Janeiro, da Secretaria Municipal De Cultura e do Canal GLOOB, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
Para concorrer, os pequenos cineastas devem ter entre 8 e 17 anos e produzir um curta de 1 a 10 minutos de duração. Todo tipo de filme é bem-vindo: ficção, documentário, experimental e animação. A temática também é livre. O elenco não precisa ser obrigatoriamente formado por crianças ou jovens, mas as obras devem refletir as opiniões e pensamentos das crianças e jovens envolvidos na sua criação. A categoria que o filme concorrerá será definida pela idade do participante mais velho. Educadores, professores e instrutores podem orientar os jovens em assuntos relacionados a suporte técnico, como edição, operação de equipamentos, produção, etc., mas não pode haver, interferência no processo criativo.
Os curtas devem ser enviados por e-mail através de link para download acompanhado de fotos de divulgação e do making of.  Não serão aceitas obras que contenham mensagens que violem os direitos humanos ou valores democráticos. O regulamento completo está disponível no site do Festival Internacional Pequeno Cineasta (FIPC)www.pequenocineasta.com.br.
Os filmes em competição serão avaliados por um júri composto por crianças e jovens que já tenham experiência na realização de obras audiovisuais. O público também elege o seu preferido nas competitivas nacional e internacional, divididas em duas categorias: de 8 a 12 anos e de 13 a 17 anos. Os vencedores levam para casa o Troféu Pequeno Cineasta e uma claquete profissional da Kodak.
Em sete edições, o festival recebeu o total de 1.184 filmes de 43 países, atingindo um público direto de mais de 46 mil pessoas. Desde sua criação, o FIPC conta com a presença de renomados profissionais de outros países, possibilitando o intercâmbio de novos saberes e processos de realização.
SERVIÇO:
8º Festival Internacional Pequeno Cineasta
Período de inscrição: 25 de março a 20 de maio
Endereço para inscrições: www.pequenocineastafest.com.br
Site oficial: 
www.pequenocineasta.com.br

Nenhum comentário